quinta-feira, 31 de outubro de 2019

TODO APOIO A DEPUTADA ISOLDA.

*NOTA DE SOLIDARIEDADE À DEPUTADA ISOLDA DANTAS*

Nós dos movimentos sociais, feministas e sindicais do RN nos solidarizamos com a deputada estadual Isolda Dantas (PT/RN) diante da misoginia direcionada a ela pelo deputado Coronel Azevedo (PSC/RN). Na reunião da comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN, nesta quarta, 30, Coronel Azevedo usou de forma jocosa a expressão “excitada” se referindo à deputada Isolda.

Combativa na defesa de um mundo de igualdade para todas as pessoas e na busca de um projeto popular de Estado, Isolda é a única mulher a integrar a CCJ na ALRN. Mas não é a única mulher a sofrer com o machismo e a misoginia na sociedade, especialmente nos espaços institucionais da política, tão ocupados por homens em sua maioria, sendo nós mulheres apenas 10% do parlamento no país. As agressões sofridas por Isolda ontem se estendem ao que todas as mulheres sofrem todos os dias por serem mulheres fazendo o que a sociedade julga que não deve ser feito. No caso, política.

A expressão usada por Azevedo no intuito de provocar a deputada não foi mera casualidade. A fala dele é a fala de tantos outros políticos, como Bolsonaro, grande exemplo de misoginia. Uma fala que intentou constranger propositadamente é isto é inadmissível!

Para que esta fala não encontre outros ecos machistas no sentido de buscar deslegitimar a atuação política das mulheres como um todo, exigimos uma reparação do deputado.

Ele/eles podem não saber mas: “mexeu com uma, mexeu com todas”. O recado que deixamos é que nós, mulheres, estamos cada vez mais organizadas e isso nos fortalece. Mesmo que o machismo não nos queira nos espaços de decisão, nós os ocuparemos. Azevedos, Bolsonaros e tantos outros políticos que praticam o machismo e a misoginia não nos calarão: Respeitem as mulheres!

ADUERN
ASDAR/Grossos
Associação de Agricultores Familiares de Lagoa de Salsa/ Tibau
Associação Solidária Maria Rita/Natal
Centro Feminista 8 de Março
Coletivo de Mulheres da CONTRAC
Coletivo Negras - Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes
Coletivo Nísia Floresta/Associação de Juristas Potiguares pela Democracia
Colônia de Pescadores de Pendências
CUT/RN
FETRAF/Marcha das Margaridas
Grupo Mulheres em Ação
Grupo de Mulheres de Tiradentes/ Baraúna
Grupo de Mulheres de Lagoa de Salsa/Tibau
Grupo de Pesquisa e Extensão do Projeto Direito à Cidade e Movimentos Populares/UFERSA
PPGL/UERN
Marcha Mundial das Mulheres
Mulheres do PCdoB
Rede Xique Xique
Rede de Sonhos/Natal
Secretaria de Mulheres do PT
Sindiserpum
Sindipetro
Sindsuper
SINSENAT
SINSP
SINTE
SINTRAF/Felipe Guerra
STTR/ Felipe Guerra
UBM
UEE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Gonçalo do Amarante no enfrentamento a pandemia.

 São Gonçalo do Amarante atenta a imunização. O trabalho da secretaria de saúde de São Gonçalo do Amarante, foi redobrado como aumento dos...