São Gonçalo do Amarante tem sido considerado ao longo dos anos pelos mais renomados estudiosos como centro de excelência em suas manifestações folclóricas. Quando assim o fazem, os estudiosos e pesquisadores expressam que a preservação de nossos grupos de danças folclóricas, nossos autos, nossos romances, nossas brincadeiras é de suma importância para o Estado do Rio Grande do Norte, pois essa riqueza ímpar expressada em estórias, tragédias, brincadeiras, herdadas e transmitidas de geração a geração deve ser reconhecida e absorvida por todos os potiguares.
O colorido de nosso Município deve-se em grande parte a existência de todos os sons e cores herdados de nossos antecedentes, quer sejam índios, brancos ou negros. Não há diferenças quando em uníssono canta-se o amor as nossas origens porque nosso impulso central e o grito de ordem é perpetuar nossas raízes, mesmo que transmutando os novos elementos para o interior do tradicional.
O Pastoril Dona Joaquina tem essa finalidade: valorizar o que aprendemos com nossas mães e avós e repassá-las as nossas filhas. Honrar nossa cidade e influenciar muitos jovens a não esquecerem quem são. Ficamos muito honradas e felizes com a homenagem da Prefeitura Municipal de Olímpia que enxerga a força espiritual que nos move. Estamos na Coordenação da Caravana do RN para apresentar as tradições de São Gonçalo do Amarante e do Rio Grande do Norte, especialmente, para honrar todos aqueles que tem nos ajudado ao longo dos anos: nossas famílias, nossas autoridades e nossos amigos.
Obrigada por nos ajudar divulgando o que fazemos com a verdade de nossos corações: divulgar nosso Município. Que vocês se orgulhem de nós cada vez mais.
Fonte: e-mail de.
Profª Séphora Maria Alves Bezerra
Coordenadora do Pastoril Dona Joaquina
Membro da Comissão Norte-Riograndense de Folclore
Nenhum comentário:
Postar um comentário