O Festival de Quadrilhas Juninas de São Gonçalo do Amarante mostrou que veio pra ficar, e mesmo na primeira edição já demonstra estar consolidado como um dos maiores do Estado, com 117 grupos inscritos nas categorias estilizada e tradicional.
O evento da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, realizado a parceria com o Centro Cultural Coco do Calemba e a organização da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte, ofereceu uma premiação total de R$ 10 mil em dinheiro, o que representou um atrativo a mais para os grupos.
“Assim como já incluímos o cortejo junino no calendário dos eventos culturais do município, vamos fazer do festival de quadrilhas de São Gonçalo uma referência entre os demais. Nossa gestão vem incentivando a cultura junina e pelo terceiro ano fizemos a doação da ajuda financeira para incrementar a produção das quadrilhas locais”, declarou o prefeito Jaime Calado.
Na noite desta segunda-feira (27), último dia de apresentações, aconteceu a final da categoria estilizada. Seis quadrilhas classificadas disputaram o título, mas pelo entendimento da comissão julgadora a quadrilha Encanta Natal foi a campeã estilizada do festival com 419,7 pontos. O grupo abordou o nordeste como tema da apresentação. Na sequência ficaram o Arraiá do Cabaço em segundo e a Balão Dourado em terceiro.
Fotos: Isaías Carlos
Fonte: SECOM
Muito político e bonito as palavras do então prefeito Jaime Calado. " Doação Financeira".
ResponderExcluirPorém hoje o arraial Coração Nordestino está no clima de pura incerteza e desmotivação e só temos uma palavra para caracterizar o Prefeito que acha que fez demais. PREFEITO FRACO.
A cidade Samburá não foi um sucesso pois o púplico cobriu de "vais" a palhaça que foi feito com o arraial Coração Nordestino, e ontem tinha-se uma visão da quadrilha como ligada ao prefeito, hoje a visão é de pena pelo prefeito pois não terá mais ao seu lado o melhor grupo de jovens que mobiliza a Cidade de São Gonçalo.
Venho atraves deste me aliar a indignação da colega Miris Oliveira, uma vez que, pelo porte e pelas brilhantes apresentações, bem como determinação e exemplo de quadrilha estilizada que é a coração nordestino( conhecida interestadualmente), o título ou lugar a ela consagrado por aqueles que são responsáveis pelo julgamento na cidade sanburá,não demonstrou nenhum tipo de capacidade de julgá-la, tirando assim, a credibilidade do evento, uma vez que (sem querer diminuir a capacidade das outras quadrilhas) a colocaram em uma colocação menosprezante (5º lugar), o que traz um sentimento de revolta e angústia, não exposto apenas aqui por mim e pela colega Miris, mas, em toda São Gonçalo. É óbvio que não esperávamos nenhum tipo de interferncia do entao senhor prefeito, mas pelo menos colocar em um evento de tão grande porte ( o que se dizia)pessoas que realmente soubessem julgar os diferentes ítens/aspectos/fatores necessários para melhor fazer a colocação daqueles mais preparados, mais aptos e que mais se desenvolveram...
ResponderExcluirContudo, não irei aqui, menosprezar a cidade samburá como um todo, pois houve, ao passar desses dias, algo também fabuloso, que foi as apresentações de cantores e artistas da terra, bem como de exposições do artesanato dentre outros, que deu um outro olhar ao período junino (no municipio) e aproveitar o ensejo para PARABENIZAR aqueles que tiveram tal iniciativa, como por exemplo a: Gisele Moura e seu esposo Felizardo Moura, que deram seu grande apoio, emprestando seu espaço para tais acontecimentos, bem como, apoiando nos investimentos ali feitos.
Por Edivan de Souza