sexta-feira, 1 de abril de 2011

FÁBRICA DE DOCES SERÁ INAUGURADA EM IELMO MARINHO

Parte dos agricultores do município de Ielmo Marinho, distante 57 quilômetros de Natal, passam a ter uma nova realidade a partir de amanhã. A Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Comunidade Ramada I inaugura, nesta sexta-feira, dia 1 de abril, às 16h, uma mini fábrica de doces artesanais. A fábrica era um sonho antigo dos trinta associados que agora passam a ser donos do próprio negócio. A prefeitura municipal de Ielmo Marinho é parceira do projeto e colaborou na realização deste sonho.

 
De acordo com o presidente da associação, José Xavier Júnior, a ideia de criar uma fábrica de doces foi sugerida por algumas associadas, há alguns anos. “Algumas mulheres já faziam doces de abacaxi e vendiam para as amigas e pequenos restaurantes do município”, explica. Todos os associados já produziam o abacaxi, fruta típica da região. “Procuramos parceiros, entre eles o Banco Mundial e a prefeitura de Ielmo Marinho e, com muito esforço, o sonho virou realidade”, diz.

Os recursos – na ordem de R$ 82 mil – para construção da fábrica que está instalada num prédio de 144 metros quadrados, foram adquiridos através do Programa Desenvolvimento Solidário e Banco Mundial. A contrapartida de R$ 8 mil para aquisição do empréstimo foi fornecida pela prefeitura de Ielmo Marinho que comprou todo o material de construção. “Acredito que o empreendedorismo desses agricultores ajuda a movimentar a economia do município. Por isso a prefeitura não titubeou em contribuir com a construção da fábrica”, disse o prefeito Germano Patriota, que ano passado foi um dos agraciados com o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-RN.
A fábrica de doces já está em pleno funcionamento e atualmente produz doces de abacaxi, geléias e mousses da fruta. Além das iguarias, os associados estão fabricados polpas de diversas frutas plantadas nos quintais das próprias casas. Segundo José Xavier Júnior, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) já incluiu os produtos fabricados na Ramada I no programa Compra Direta. “Vamos começar a fornecer nossos produtos para as escolas do estado. A intenção é sempre crescer”, diz.

Para a inauguração da fábrica, são esperadas as presenças de diretores do Sebrae-RN, representantes do Banco do Nordeste e do programa Desenvolvimento Solidário. O prefeito Germano Patriota e outros políticos da região já confirmaram presença.


Fonte: e-mail de Roberto Lucena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEREZINHA MAIA ESTEVE COM OS AMIGOS DA IMPRENSA NA CASA DO AMIGO PAULÃO DO BEM.

 Manhã descontraída na casa de Paulão do Bem, com presença ilustre de nossa amiga Terezinha Maia Ontem por ocasião do café d...