sexta-feira, 1 de abril de 2011

FÁBRICA DE DOCES SERÁ INAUGURADA EM IELMO MARINHO

Parte dos agricultores do município de Ielmo Marinho, distante 57 quilômetros de Natal, passam a ter uma nova realidade a partir de amanhã. A Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Comunidade Ramada I inaugura, nesta sexta-feira, dia 1 de abril, às 16h, uma mini fábrica de doces artesanais. A fábrica era um sonho antigo dos trinta associados que agora passam a ser donos do próprio negócio. A prefeitura municipal de Ielmo Marinho é parceira do projeto e colaborou na realização deste sonho.

 
De acordo com o presidente da associação, José Xavier Júnior, a ideia de criar uma fábrica de doces foi sugerida por algumas associadas, há alguns anos. “Algumas mulheres já faziam doces de abacaxi e vendiam para as amigas e pequenos restaurantes do município”, explica. Todos os associados já produziam o abacaxi, fruta típica da região. “Procuramos parceiros, entre eles o Banco Mundial e a prefeitura de Ielmo Marinho e, com muito esforço, o sonho virou realidade”, diz.

Os recursos – na ordem de R$ 82 mil – para construção da fábrica que está instalada num prédio de 144 metros quadrados, foram adquiridos através do Programa Desenvolvimento Solidário e Banco Mundial. A contrapartida de R$ 8 mil para aquisição do empréstimo foi fornecida pela prefeitura de Ielmo Marinho que comprou todo o material de construção. “Acredito que o empreendedorismo desses agricultores ajuda a movimentar a economia do município. Por isso a prefeitura não titubeou em contribuir com a construção da fábrica”, disse o prefeito Germano Patriota, que ano passado foi um dos agraciados com o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-RN.
A fábrica de doces já está em pleno funcionamento e atualmente produz doces de abacaxi, geléias e mousses da fruta. Além das iguarias, os associados estão fabricados polpas de diversas frutas plantadas nos quintais das próprias casas. Segundo José Xavier Júnior, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) já incluiu os produtos fabricados na Ramada I no programa Compra Direta. “Vamos começar a fornecer nossos produtos para as escolas do estado. A intenção é sempre crescer”, diz.

Para a inauguração da fábrica, são esperadas as presenças de diretores do Sebrae-RN, representantes do Banco do Nordeste e do programa Desenvolvimento Solidário. O prefeito Germano Patriota e outros políticos da região já confirmaram presença.


Fonte: e-mail de Roberto Lucena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Gonçalo do Amarante no enfrentamento a pandemia.

 São Gonçalo do Amarante atenta a imunização. O trabalho da secretaria de saúde de São Gonçalo do Amarante, foi redobrado como aumento dos...