quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE IELMO MARINHO PRESTA CONTAS DE SEU TRABALHO





PERGUNTAS AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEMEC
José Roberto Dias de Mesquita
01 – Como você descreveria a educação no município de Ielmo Marinho hoje?
A educação no município de Ielmo Marinho tem passado por transformações positivas nos últimos anos, e no momento atual está atuando no cenário municipal com eficácia, desenvolvendo formações com professores, gestores, secretários escolares, técnicos pedagógicos e merendeiras. Atuando nas escolas com recuperação paralela no contraturno e com projetos de leitura e escrita, incentivando os profissionais da área na busca do conhecimento.
A educação tem progredido, e todas essas ações são para favorecer o ensino-aprendizagem, tornando nossos alunos cidadãos críticos e capazes de conviver em sociedade.
02 – Em que patamar encontra-se o IDEB das escolas do município de Ielmo Marinho em relação à média nacional?
O nível nacional do IDEB nas séries iniciais do Ensino Fundamental variou de 2005 a 2009 entre 3,8 e 4,8, um acréscimo de 1,0 ponto percentual. Já no município essa variação ficou entre 2,7 e 3,9. Notamos então que nas séries iniciais o IDEB municipal teve um crescimento de 1,2 pontos percentuais, superior ao percentual nacional.
Nas séries finais do Ensino Fundamental o IDEB nacional variou de 2005 a 2009 entre 3,6 e 4,0, um crescimento de 0,4 pontos. Em relação ao município no mesmo período, a variação foi entre 2,2 e 3,3, tendo um crescimento de 1,1 pontos percentuais.
Contudo, podemos observar o crescimento do IDEB do nosso município da seguinte forma:
• 2005 – 2,8;
• 2007 – 3,8;
• 2009 – 4,2 (maior média do Agreste/RN).
Com esses dados, as escolas municipais tem tido um crescimento acima da média nacional.
03 – A educação municipal melhorou consideravelmente. Algumas escolas ainda seguem abaixo do nível?
Algumas escolas não atingiram o nível esperado, porém muitos são os fatores que contribuíram para esta situação, dentre eles: a estrutura física e material que não encontra-se adequada para atender a necessidade dos alunos, os recursos didáticos são insuficientes para que se possa haver o desenvolvimento eficaz de um trabalho pedagógico; incentivo da família muitas vezes distante da escola e não acompanhando a educação de seus filhos; o desinteresse por parte de crianças e adolescentes em estudar por falta de perspectiva de melhoria de vida no município.
04 – Quais os seus planos para reverter esta situação?
Estamos dando continuidade no trabalho ora desenvolvido e intensificando mais ações para melhorar a qualidade do ensino municipal. A exemplo:
• Reuniões bimestrais com a comunidade conscientizando a família do seu papel junto a escola na construção do conhecimento do educando;
• Incentivo a leitura e a escrita;
• Informar aos órgãos competentes a necessidade de melhorias nas instituições escolares da rede municipal.
05 – Enquanto Secretário que estratégia pretende utilizar para reverter este quadro?
O quadro vem sendo revertido há alguns anos conforme o exposto nos demais questionamentos feitos por vocês e os resultados obtidos no IDEB.
06 – Que metas pretende atingir para garantir ao município uma educação de qualidade?
A Semec já trabalha na perspectiva de garantir uma educação de qualidade, aperfeiçoando sempre o seu trabalho junto às escolas e a comunidade escolar, visto os resultados que vem conseguindo. Espera-se ainda alcançar:
• Gestores 100% capacitados;
• Professores capacitados e satisfeitos com o plano de cargo e salários;
• Alunos lendo e escrevendo com autonomia a partir dos anos iniciais;
• Escolas com melhor estrutura física;
• Comunidade escolar atuante;
• Minimizar o índice de evasão e reprovação.


Fonte: e-mail do amigo Patricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEREZINHA MAIA ESTEVE COM OS AMIGOS DA IMPRENSA NA CASA DO AMIGO PAULÃO DO BEM.

 Manhã descontraída na casa de Paulão do Bem, com presença ilustre de nossa amiga Terezinha Maia Ontem por ocasião do café d...