quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE IELMO MARINHO PRESTA CONTAS DE SEU TRABALHO





PERGUNTAS AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEMEC
José Roberto Dias de Mesquita
01 – Como você descreveria a educação no município de Ielmo Marinho hoje?
A educação no município de Ielmo Marinho tem passado por transformações positivas nos últimos anos, e no momento atual está atuando no cenário municipal com eficácia, desenvolvendo formações com professores, gestores, secretários escolares, técnicos pedagógicos e merendeiras. Atuando nas escolas com recuperação paralela no contraturno e com projetos de leitura e escrita, incentivando os profissionais da área na busca do conhecimento.
A educação tem progredido, e todas essas ações são para favorecer o ensino-aprendizagem, tornando nossos alunos cidadãos críticos e capazes de conviver em sociedade.
02 – Em que patamar encontra-se o IDEB das escolas do município de Ielmo Marinho em relação à média nacional?
O nível nacional do IDEB nas séries iniciais do Ensino Fundamental variou de 2005 a 2009 entre 3,8 e 4,8, um acréscimo de 1,0 ponto percentual. Já no município essa variação ficou entre 2,7 e 3,9. Notamos então que nas séries iniciais o IDEB municipal teve um crescimento de 1,2 pontos percentuais, superior ao percentual nacional.
Nas séries finais do Ensino Fundamental o IDEB nacional variou de 2005 a 2009 entre 3,6 e 4,0, um crescimento de 0,4 pontos. Em relação ao município no mesmo período, a variação foi entre 2,2 e 3,3, tendo um crescimento de 1,1 pontos percentuais.
Contudo, podemos observar o crescimento do IDEB do nosso município da seguinte forma:
• 2005 – 2,8;
• 2007 – 3,8;
• 2009 – 4,2 (maior média do Agreste/RN).
Com esses dados, as escolas municipais tem tido um crescimento acima da média nacional.
03 – A educação municipal melhorou consideravelmente. Algumas escolas ainda seguem abaixo do nível?
Algumas escolas não atingiram o nível esperado, porém muitos são os fatores que contribuíram para esta situação, dentre eles: a estrutura física e material que não encontra-se adequada para atender a necessidade dos alunos, os recursos didáticos são insuficientes para que se possa haver o desenvolvimento eficaz de um trabalho pedagógico; incentivo da família muitas vezes distante da escola e não acompanhando a educação de seus filhos; o desinteresse por parte de crianças e adolescentes em estudar por falta de perspectiva de melhoria de vida no município.
04 – Quais os seus planos para reverter esta situação?
Estamos dando continuidade no trabalho ora desenvolvido e intensificando mais ações para melhorar a qualidade do ensino municipal. A exemplo:
• Reuniões bimestrais com a comunidade conscientizando a família do seu papel junto a escola na construção do conhecimento do educando;
• Incentivo a leitura e a escrita;
• Informar aos órgãos competentes a necessidade de melhorias nas instituições escolares da rede municipal.
05 – Enquanto Secretário que estratégia pretende utilizar para reverter este quadro?
O quadro vem sendo revertido há alguns anos conforme o exposto nos demais questionamentos feitos por vocês e os resultados obtidos no IDEB.
06 – Que metas pretende atingir para garantir ao município uma educação de qualidade?
A Semec já trabalha na perspectiva de garantir uma educação de qualidade, aperfeiçoando sempre o seu trabalho junto às escolas e a comunidade escolar, visto os resultados que vem conseguindo. Espera-se ainda alcançar:
• Gestores 100% capacitados;
• Professores capacitados e satisfeitos com o plano de cargo e salários;
• Alunos lendo e escrevendo com autonomia a partir dos anos iniciais;
• Escolas com melhor estrutura física;
• Comunidade escolar atuante;
• Minimizar o índice de evasão e reprovação.


Fonte: e-mail do amigo Patricio

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