“São Gonçalo do Amarante é o município mais violento da Grande Natal”. Essa afirmação foi feita pelo vereador Heráclito Noé durante uma palestra realizada no teatro municipal da cidade na manhã desta terça-feira (20). Heráclito foi convidado pelo prefeito Jaime Calado para apresentar as estatísticas da violência e as alternativas de combate ao crime.
Na palestra “Construindo uma Sociedade de Paz” o estudioso da área de segurança mostrou números que colocam a cidade de São Gonçalo na liderança dos homicídios com vítimas na faixa etária dos 11 aos 25 anos. De acordo com a estatística da Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Defesa Social, no ano passado, cerca de 40% dos homicídios foram registrados no grupo de jovens entre 16 e 20 anos e 31% dos crimes atingiram jovens entre 21 e 25 anos.
Para Heráclito o policiamento é importante, mas o combate a violência está na associação de ações preventivas e repressivas. Ele mostrou que em Natal durante o período de ensaios de quadrilha junina os índices de homicídios são reduzidos em 30%. “Essa é uma prova que se o poder público oferecer atividades de cultura e lazer para os jovens a violência tem uma queda significativa”, enfatizou.
Segundo o palestrante as delegacias e presídios não estão contribuindo para a ressocialização de presos. Heráclito aponta que nas unidades prisionais em que foi implantado um sistema de alfabetização o número de rebeliões caiu de 60 a 70%. Um outro ponto destacado foi a criação do Projovem que em algumas cidades conseguiu diminuir a gravidez na adolescência em pelo menos 20%.
Heráclito defende também que as prefeituras podem contribuir para resolver alguns dos problemas de segurança pública exercendo o papel de regulamentação e fiscalização. O cuidado da ordem do município deve ser direcionado a fiscalização de vendas de bebidas alcoólicas, melhoria da iluminação pública, formação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal e criação de um Conselho Municipal de Segurança. “A partir dessas ações o município poderá diagnosticar a causa da criminalidade, fazer um Plano Municipal de Políticas Públicas de Segurança e montagem da Guarda Municipal”, finalizou. ( Fonte assessoria de comunicação da SECOM )
Nenhum comentário:
Postar um comentário