terça-feira, 20 de outubro de 2009

VIOLÊNCIA EM SÃO GONÇALO PREOCUPA PREFEITO JAIME CALADO



“São Gonçalo do Amarante é o município mais violento da Grande Natal”. Essa afirmação foi feita pelo vereador Heráclito Noé durante uma palestra realizada no teatro municipal da cidade na manhã desta terça-feira (20). Heráclito foi convidado pelo prefeito Jaime Calado para apresentar as estatísticas da violência e as alternativas de combate ao crime.


“As carências de São Gonçalo são urgentes, mas a questão da segurança é emergencial. A vinda de Heráclito para ministrar essa palestra tem o objetivo de mostrar como a omissão do poder público interfere diretamente no aumento dos índices de violência. Na nossa gestão não vamos ficar de braços cruzados, não podemos permitir que os nossos jovens enveredem pelo mundo sem volta das drogas”, disse Jaime.



Na palestra “Construindo uma Sociedade de Paz” o estudioso da área de segurança mostrou números que colocam a cidade de São Gonçalo na liderança dos homicídios com vítimas na faixa etária dos 11 aos 25 anos. De acordo com a estatística da Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria de Defesa Social, no ano passado, cerca de 40% dos homicídios foram registrados no grupo de jovens entre 16 e 20 anos e 31% dos crimes atingiram jovens entre 21 e 25 anos.



Para Heráclito o policiamento é importante, mas o combate a violência está na associação de ações preventivas e repressivas. Ele mostrou que em Natal durante o período de ensaios de quadrilha junina os índices de homicídios são reduzidos em 30%. “Essa é uma prova que se o poder público oferecer atividades de cultura e lazer para os jovens a violência tem uma queda significativa”, enfatizou.



Segundo o palestrante as delegacias e presídios não estão contribuindo para a ressocialização de presos. Heráclito aponta que nas unidades prisionais em que foi implantado um sistema de alfabetização o número de rebeliões caiu de 60 a 70%. Um outro ponto destacado foi a criação do Projovem que em algumas cidades conseguiu diminuir a gravidez na adolescência em pelo menos 20%.

Heráclito defende também que as prefeituras podem contribuir para resolver alguns dos problemas de segurança pública exercendo o papel de regulamentação e fiscalização. O cuidado da ordem do município deve ser direcionado a fiscalização de vendas de bebidas alcoólicas, melhoria da iluminação pública, formação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal e criação de um Conselho Municipal de Segurança. “A partir dessas ações o município poderá diagnosticar a causa da criminalidade, fazer um Plano Municipal de Políticas Públicas de Segurança e montagem da Guarda Municipal”, finalizou. ( Fonte assessoria de comunicação da SECOM )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Gonçalo do Amarante no enfrentamento a pandemia.

 São Gonçalo do Amarante atenta a imunização. O trabalho da secretaria de saúde de São Gonçalo do Amarante, foi redobrado como aumento dos...