sexta-feira, 1 de novembro de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA PROPOSTA DO DEPUTADO FRANCISCO DO PT EM SÃO GONÇALO.

*Francisco do PT vai a São Gonçalo do Amarante debater segurança pública*

Terra da saudosa dona Militana, do artesanato, dos mártires e do aeroporto internacional, São Gonçalo do Amarante vem sofrendo com o aumento significativo nos índices de violência, o que pode ser observado no Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Iphea, em que o município pontua como o terceiro mais violento do país. 

Diante dessa realidade, atendendo ao clamor da população e a uma solicitação do Diretório Municipal do PT local, o deputado estadual Francisco do PT requereu junto à Assembleia Legislativa do RN uma audiência pública para tratar do tema. Bastante representativo, o evento ocorreu nesta sexta-feira (01 de novembro), na Câmara Municipal. 

“Ao Ouvir as várias vozes que representam os mais diversos segmentos da sociedade civil de São Gonçalo do Amarante, que nos procuraram externando uma preocupação com os índices de violência desse importante município da região metropolitana, propusemos a realização desta audiência para debater e também apresentar alternativas que, de fato, contribuam na diminuição dos atuais indicadores”, justificou o deputado Francisco do PT.

Parlamentar ressaltou para a importância de um dado preocupante: ao contrário do que ocorre em todo o Estado, onde desde o início do ano é observado uma redução significativa da violência e criminalidade (de acordo com dados do Observatório da Violência do RN – OBVIO), o município de São Gonçalo figura como uma mancha de violência destacada. “Estamos aqui diante de uma realidade que nos desafia a buscar medidas urgentes para o enfretamento a curto, médio e a longo prazo”, pontuou.

O vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, apresentou as ações em curso no município, mas conclamou a união de todos com vistas a encarar a violência que, segundo ele, se expressa de várias formas.

O presidente da Câmara, vereador Edson Valban, co-autor da audiência, que parabenizou o deputado pela sensibilidade em atender essa que é uma reivindicação da população, mencionou a disposição da Casa legislativa em colaborar no tocante a problemática da violência.

O comandante do 13° batalhão da Polícia Militar do RN, Coronel Marinho, evidenciou que o município dispõe de apenas 63 policiais, onde deveria ter 400. Reforçou a importância das diárias operacionais para aumentar o efetivo, de ações integradas e a soma de esforços.

Ao parabenizar Francisco do PT pela propositura, o Comandante da Polícia Militar de São Gonçalo do Amarante, Capitão Pereira, avaliou a audiência “como bastante positiva. O município carece de segurança e essa ação de hoje chegará às autoridades competentes para que as medidas sejam tomadas”.

A promotora de Justiça do município, Lidiane Oliveira, frisou que o momento de hoje servirá como ponto de partida para resolver essa realidade. “É preciso buscar a origem da violência para daí apontar soluções”. 

Francisco do PT encaminhou que será elaborado um documento contendo as contribuições apresentadas na audiência e que colocará seu mandato à disposição, tanto no que diz respeito para a produção de requerimentos e projetos de lei, bem como fazer a ponte junto ao Governo do Estado e demais órgãos com vistas a contribuir na redução da violência em São Gonçalo do Amarante. “Contem comigo”, finalizou.

Participaram também da audiência, os vereadores Flávio Henrique, Raimundo Mendes, Geraldo Veríssimo, Tarcísio Fernandes, Pablo Rodrigo e a vereadora Valleska Rayure, bem como a delegada em exercício Karen Cristina e demais representações das forças de segurança, além de associações, sindicatos, movimentos e a população em geral.
Foto: Assessoria do deputado 
Fonte: Assessoria do  deputado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Gonçalo do Amarante no enfrentamento a pandemia.

 São Gonçalo do Amarante atenta a imunização. O trabalho da secretaria de saúde de São Gonçalo do Amarante, foi redobrado como aumento dos...